A vida musical na Inglaterra do século XVIII era agradavelmente rica, atraindo músicos famosos do continente, como Haydn, Mozart e Händel, para atuações públicas.
A música era igualmente parte integrante do quadro familiar, segundo esta imagem abaixo de uma pintura de Johann Zoffany representando a Família Sharp.
Com 29 anos, Franz Joseph Haydn entrou ao serviço da nobre família Esterházy, como Kapellmeister-adjunto entre os músicos do palácio.
Aí permaneceu 30 anos, tornando-se senhor absoluto da atividade musical intensa no palácio dos Esterházy.
Na imagem, abaixo: Haydn, ao cravo, dirigindo uma das suas obras numa das suas muitas óperas, em 1755, durante uma atuação no Palácio Esterházy.
O grande músico haveria de visitar Londres onde foi entusiasticamente recebido.
Com idade para ser pai de Mozart, Haydn torna-se amigo do jovem virtuoso em Viena. Na imagem fantasiada da autoria de Francis Rigaud, vê-se Haydn a tocar enquanto Mozart ouve ou faz anotações numa pauta.
Um concerto com a oratória de Haydn A Criação ficou imortalizado numa pintura de caixa de rapé (uma caixa de ouro que ele foi apresentada depois do espetáculo, em 1808): a imagem baseia-se na evocação desse momento: Viena inteira - incluindo Beethoven – volta-se para cumprimentar o velho compositor sentado ao centro.
Comments