Hoje falaremos sobre a Sinfonia nº 2 em Re maior, opus 36, do compositor Ludwig Van Beethoven.
Hoje falaremos sobre a Sinfonia nº 2 em Re maior, opus 36, do compositor Ludwig Van Beethoven.
Em 4 movimentos, a segunda sinfonia estreou em 5 de abril de 1803. Com passagens abruptas, causaram uma certa perplexidade entre os amantes da música na época; os contrastes repentino de fortes e fracos, característicos de Beethoven, estão presentes na misteriosa introdução do primeiro movimento.
“Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém tem a revelação dessa grande arte." (Ludwig Van Beethoven)
No 1º movimento Adagio molto - Allegro con brio, os violinos arremessam-se numa escala para iniciar o Allegro principal, que inclui uma alegre marcha executada pelos clarinetes, fagotes e trompas em seu segundo tema.
No 2º movimento, Larghetto, transborda numa melodia serena, comunicativa e sem perder a suavidade, faz com que ela desabroche adicionando notas.
No 3º movimento, Scherzo, o andamento é mais rápido e de caráter mais alegre. A seção central com sonoridade contrastante, inicia-se mais serenamente, mas em breve participa da explosão geral da sinfonia.
No 4º movimento, inicia-se com uma breve figura que dá um salto descendente pelos violinos, reaparece durante o movimento e suas partes integrantes aparecem aqui e ali. Uma passagem de notas suaves e sustentadas é uma indicação ilusória, pois leva ao encerramento impetuoso.
Assista a Sinfonia nº 2 de L. V. Beethoven, e se transporte para essa obra de arte:
Comentarios