Reflexão sobre a profissão de um preparador vocal em coros.
O trabalho de um preparador vocal em coros, tem como objetivo levar o coral a uma qualidade sonora através do desenvolvimento da voz de forma saudável, onde possibilita uma melhor emissão sonora, sem esforço e com grande rendimento.
Para se chegar ao resultado de uma boa qualidade sonora são desenvolvidos durante os ensaios exercícios de relaxamento corporal, massagem facial, exercícios de respiração, apoio e condução do ar, onde se trabalha o timbre, equilíbrio e homogeneidade das vozes, exercícios de articulação, ressonância, projeção vocal, afinação, aquecimento vocal, extensão vocal, postura, higiene e saúde vocal.
O conhecimento destes aspectos, bem como o domínio sobre eles, são alguns dos elementos relevantes para a manutenção do bem estar do trato vocal. Tudo precisa estar funcionando em perfeita harmonia para que o corista consiga produzir um som de qualidade.
Uma das grandes preocupações constantes para quem trabalha com coros a capela é a desafinação entre as vozes. Sua causa está relacionada também na falta de uma dicção adequada, ao apoio respiratório insuficiente, ao desequilíbrio entre as vozes devido ao despreparo técnico vocal e articulação vocal não desenvolvida.
Por fim, a técnica vocal é um meio de se conseguir uma determinada sonoridade para o repertório.
"A arte da técnica vocal é um caminho longo, de muito estudo, comprometimento e dedicação, onde seus resultados são grandiosos."
Grande abraço e até a próxima.
コメント